Atividades da disciplina
| Atividades
|
Atividade 0: Interpretação
sobre uma imagem distribuída em aula, seguindo o protocolo apresentado em aula.
Exercício 1.1: Vamos trocar as
imagens que trouxeram (ou as que trouxe). E escrever o que vejo da imagem e
contar uma história a partir dela. Ler em voz alta na sala.
Exercício 1.2: Continuar a
sequência da imagem com outra fotografia feita por você.
Atividade 2.1: A construção de
uma câmera obscura.
Atividade 3.1 : Fotografar o mesmo objeto
sem mudar o enquadramento com as seguintes configurações:
A) ISO 400,
abertura f/4, velocidade 1/30s.
B) ISO 400,
abertura f/5.6, velocidade 1/30s.
C) ISO 400,
abertura f/8, velocidade 1/30s.
D) ISO 400,
abertura f/11, velocidade 1/30s.
E) ISO 400,
abertura f/16, velocidade 1/30s.
F) ISO 400,
abertura f/22, velocidade 1/30s.
Atividade 3.2 : Fotografar a mesma cena de
alguém andando sem mudar o enquadramento com as seguintes configurações:
A) ISO 400,
abertura f/8, velocidade 1/1s.
B) ISO 400,
abertura f/8, velocidade 1/8s.
C) ISO 400,
abertura f/8, velocidade 1/15s.
D) ISO 400,
abertura f/8, velocidade 1/60s.
E) ISO 400,
abertura f/8, velocidade 1/125s.
F) ISO 400,
abertura f/8, velocidade 1/500s.
Atividade 3.3 : Fotografar a cena de três
objetos colocados em diferentes pontos do quadro (um na frente, um no centro e
um no fundo) criando uma diagonal. As fotografias devem ser semelhantes, mantendo
o mesmo foco no objeto central e configuradas da seguinte maneira:
A) ISO ____,
abertura f/4, velocidade ____.
B) ISO ____,
abertura f/8, velocidade ____.
C) ISO ____,
abertura f/22, velocidade ____.
Atividade 3.4 : Repetir o enquadramento da
atividade anterior utilizando a máxima abertura permitida pela objetiva, cabendo
à/ao fotógrafa/fotógrafo escolher o ISO e velocidade para chegar a uma
exposição correta da imagem. Fazer 3 fotografias mudando somente a distância
focal da cena.
Atividade 4.1
A) Uma fotografia
com ao menos um elemento em silhueta na cena.
B) Uma fotografia
em que a sombra construa uma narrativa.
C) Uma fotografia
com reflexos de vidros.
D) Uma fotografia
com a sombra geométrica.
E) Uma fotografia com
tema luz.
Atividade 4.2
Fazer 6
fotografias de um objeto com o mesmo enquadramento, cada uma com uma temperatura
de cor diferente.
Atividade 5.1
A) Fotografar uma
cena em: plano americano, contra-plongée, 3/4.
B) Fotografar uma
cena em: primeiro plano, ângulo normal, perfil.
C) Fotografar uma
cena em: primeiro médio, contra-plongée, costas.
D) Fotografar uma
cena em: plano aberto, plongée, frontal.
E) Fotografar uma
cena em: plano detalhe, ângulo normal, perfil.
Atividade 5.2
Utilizando a regra dos terços faça duas fotografias do mesmo assunto, porém
uma deve ser horizontal e a outra vertical.
Atividade 5.3
A) Uma fotografia
de composição “quadro dentro do quadro”.
B) Uma fotografia
de composição “textura”.
C) Uma fotografia
de composição “simetria”.
D) Uma fotografia
de composição “perspectiva”.
E) Uma fotografia
de composição “perspectiva, posicionamento e escala”.
Atividade 6.1
A) Uma fotografia: os objetos organizados que carrega consigo.
B) Uma fotografia: Encenação dos objetos compondo uma natureza morta feita por você e que tenha referência a pintura como referência.
C) Uma fotografia: de uma escultura feita por você a partir da união de objetos em desuso.
Atividade 6.2
A) Fazer 5 retratos de 5 pessoas diferentes com algum elemento semelhante, pode ser a função social, uma peça de roupa, um corte de cabelo. (TURMA A)
B) Fazer 5 retratos de pessoas de 5 pessoas distintas colocando elas na mesma estatura para comparação; (TURMA A)
C) Realizar um ensaio fotográfico pessoal sobre os elementos que para você representam o IAD (a partir da própria experiência com o lugar). 12 Fotografias.
Atividade 7
Realizar um ensaio
fotográfico composto por 16 imagens sobre o museu ferroviário, acompanhado de
um texto explicando a proposta. Lembrar de colocar título no trabalho.
Comentários
Postar um comentário